Projeto Par [Student peer review]
Projeto Par – Revisão por pares na aprendizagem
O que é a revisão por pares na aprendizagem: No nível individual, é a aplicação da crítica por pares (colegas) como catalisadora do desenvolvimento da capacidade crítica e do senso de ética e responsabilidade profissional (além da habilidade para expressão escrita com objetividade, precisão e densidade de conteúdo). No nível coletivo/social, é uma estratégia para fortalecer as ligações de comunicação científica em uma comunidade educacional com vistas ao aperfeiçoamento da cultura científica dessa comunidade. Nossa prática: A experiência iniciou em 1997, na disciplina Bancos de Dados do Curso de Ciência da Computação da UNIVALI, numa atividade conhecida como Congresso BD2. Já envolveu mais de 1000 participações de alunos em diversas instituições. Também foi aplicada na ASSELVI (Indaial-SC) e no PPGEP/UFSC (Florianópolis-SC). Atualmente, vem sendo aplicada e aperfeiçoada nos programas de pós-graduação PGCIN e EGC da UFSC. Cada estudante atua como pesquisador e autor de um trabalho, além de dar parecer crítico sobre o trabalho de colegas. O que é o projeto: Este projeto de pesquisa interdisciplinar de longo prazo trata da investigação e desenvolvimento de modelos, métodos e ferramentas para favorecer a aplicabilidade e a efetividade da revisão pelos pares como método de avaliação em ciência e como abordagem pedagógica à aprendizagem. Os modelos devem permitir a representação computacional da produção discente e da informação relacionada, incluindo especialmente os recursos informacionais para avaliação do processo e do trabalho dos participantes. Os métodos visam a sintetizar a experiência local e internacional na forma de diretrizes de aplicação que favoreçam o sucesso da abordagem pedagógica, bem como as diversas formas de avaliação associadas (dos trabalhos originais, das revisões, de cada processo, de cada aluno através de diversos eventos). As ferramentas devem aliviar a carga burocrática e criar novos conhecimentos e novas oportunidades de aprendizagem e avaliação. A seguir, as principais publicações (minhas e de colaboradores) e um quadro das rodadas realizadas de revisão por pares entre estudantes: |
Student Peer Review
What is student peer review: It is the application of peer review, the main mechanism for evaluation and quality control in science, to an educational setting. In individual terms, it should help develop critical thinking and the sense of professional ethics and responsibility (besides exercising writing skills aimed at objectivity, precision, and density). Each student acts as author and refereee. In collective/social terms, it is a strategy to strenghten scientific communication bonds in an educational community with aim at enhancing its scientific culture. Our experience: We begun in 1997, in a course on Databases at Computer Science/Univali, Brazil (undergraduate). Since then, we had more than 1000 student participations at both the graduate and undergraduate levels, in 3 institutions in Santa Catarina state. Current activities are being developed at the graduate programs in Information Science and in Knowledge Engineering and Management, UFSC, Brazil. Our research project: Our interdisciplinary, long term R&D project deals with the investigation and development of models, methods, and tools aimed at supporting aplicability and effectivity of peer review in education and science evaluation. Models should allow for the representation of documents (e.g., works submitted for review, referee forms), processes (e.g., peer review rounds) and profiles (e.g., record of a student as author and referee through several participations). Methods should synthesize local and international experience in the form of guidelines for running and assessing original works, reviews, the process, and students through several participations in educational peer review. Tools should create new knowledge and new opportunities for learning and assessment, solve knowledge-intensive tasks, and alleviate the bureaucratic workload. Next, our (myself and colleagues’) main publications related to this project and a summary of student peer review rounds I organized: |
|
Lista de eventos realizados (nem sempre atualizada) [List of student peer review rounds (not always up-to-date)]
|