Fibrose cística no Portal Inovação (2009)

Especialistas e grupos de pesquisa brasileiros em Fibrose Cística no Portal Inovação

Vinícius M. Kern, Luciana M. Saraiva, Norberto Ludwig Neto

RESUMO: A disponibilidade de plataformas e-gov com informações públicas abre novas possibilidades de pesquisa cientométrica. No Brasil, a Plataforma Lattes e o Portal Inovação são exemplos dessas plataformas, cuja concepção alinhada aos mecanismos da sociedade do conhecimento permitiu a sobrevivência dos projetos a mudanças governamentais, mesmo nos casos em que o novo gestor não compreende o papel da informação e do conhecimento na nova economia. Este capítulo apresentou um estudo exploratório dos currículos que citam fibrose cística no Portal Inovação. Foram mapeadas as quantidades e densidades curriculares por estado e população total e de cor ou raça branca, bem como por nível acadêmico e área do conhecimento da formação principal, incluindo a distribuição regional dos 100 currículos e 30 grupos de pesquisa que mais citam a expressão. As próximas etapas de pesquisa devem incluir ferramentas de engenharia do conhecimento, incluindo o mapeamento de redes sociais e de conhecimento e a anotação semântica em ambientes wiki.
Capítulo 30 de Fibrose cística: enfoque multidisciplinar, 2a ed. (Ludwig Neto, 2009 — primeiro livro em português sobre fibrose cística)

Ver o livro completo em pdf
Registro deste capítulo no Google Scholar
Ver outras Publicações
<Capa de "Fibrose cística: enfoque multidisciplinar">

KERN, V. M.; SARAIVA, L. M.; LUDWIG NETO, N. Especialistas e grupos de pesquisa brasileiros em Fibrose Cística no Portal Inovação. In: LUDWIG NETO, N. (Org.). Fibrose cística: enfoque multidisciplinar. 2a ed. Florianópolis-SC: Hospital Infantil Joana de Gusmão: Centro de Estudos Miguel Salles Cavalcanti, 2009, p. 665-677. ISBN: 9788598854021