Redação e avaliação científica [Scientific writing and assessment]

PortugalBR Redação e Avaliação Científica

Disciplina optativa oferecida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN/UFSC) para os níveis Mestrado e Doutorado, a partir de 2018.

Objetivo

“Como escrever em inglês em português”, ou…

Produzir texto e crítica científicos de acordo com critérios bem estabelecidos na ciência internacional: clareza, concisão e coesão do texto e foco na contribuição, objetividade e utilidade da crítica.

UKUS Scientific Writing and Assessment

Elective course offered at the Graduate Program in Information Science, Federal University of Santa Catarina (Brazil) for both master’s and doctorate, starting in 2018.

Objective

“How to write in English in Portuguese”, or …

To create and to criticize scholarly text according to well-established criteria in international science: clarity, conciseness, and cohesion with focus on scientific contribution and on objectivity and usefulness of criticism.

[The course has been offered so far in Portuguese.]

Repercussões

Em 2018, a turma trabalhou com exercícios curtos e a crítica a texto próprio (em geral, a introdução de um texto científico) e de colegas, de 1 a 2 páginas. Trabalhamos com a crítica anônima (2-blind peer review) ao texto próprio e ao de 3 colegas. A partir de 2019, aumentamos a quantidade de exercícios curtos realizados por todos, para aperfeiçoar a capacidade de detectar e corrigir os problemas de coesão, concisão e clareza. Os resultados foram descritos aqui:

Kern, V. M. et al. Clareza, concisão e coesão para ‘escrever em inglês em português’: princípios e métricas de legibilidade aplicados ao texto de pós-graduandos. SocArXiv, 2019 (Preprint).

Esse preprint passou por um bom tempo de tribulações no mundo da publicação científica, mas foi, afinal, submetido em 11/2020, aceito em 02/2021 e publicado em 04/2021 com um título mais parcimonioso, já que a hipótese de que aplicar princípios de clareza, concisão e coesão equivale a “escrever em inglês em português” é plausível, mas não foi ainda verificada empiricamente:

Kern, V., Pellegrini, E., Mendonça, T., Fagundes, P., Günther, L., Mello, J., Sembay, M., Hernandez, B., Andrade, R., Costa, A., Cechinel, C., Sperber, M., Oribka, R., Freund, G., Gavron, E., Vitaliti, J., Chiaradia, L., Menezes, G., Barbosa, E., Custódio, M., Garcez, D., Souza, M., Estácio, L., Orelo, E., Santos, A., & Afonso, R. (2021). Clareza, concisão e coesão: princípios e métricas de legibilidade aplicados ao texto de pós-graduandos em Ciência da Informação. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, 10(2), 27 – 37.

Kern, V., Pellegrini, E., Mendonça, T., Fagundes, P., Günther, L., Mello, J., … & Afonso, R. D. (2021). Quatro regras de redação clara, concisa e coesa para escrever como exige a ciência (Artigo de divulgação). Ciência da Informação Express, 2, 1-3.