Interdisciplinaridade para a inovação (2011)

Construção da interdisciplinaridade para a inovação

Vinícius M. Kern, Mauricio Uriona Maldonado, Patrícia de Sá Freire, Roberto C. S. Pacheco

Da Introdução: A interdisciplinaridade convive, há cerca de cinco décadas, com um sucesso retórico concomitante a um bloqueio pragmático intenso e a uma realidade de crescente fragmentação dos saberes científicos, inclusive no Brasil. O desempenho econômico de um país é amplamente reconhecido como consequência de sua capacidade inovadoraNo Brasil, inclusive, a inovação tecnológica passou a fazer parte do noticiário e da agenda governamental, embora os resultados concretos ainda sejam tímidos, malgrado iniciativas e políticas públicas implantadas. Neste capítulo, sintetizamos características promotoras e inibidoras da pesquisa interdisciplinar e da inovação tecnológica como fenômenos complexos e traçamos um paralelo entre esses fenômenos. Finalmente, discutimos os desafios à interdisciplinaridade no Brasil e as perspectivas de avanço, em especial em sua relação com a inovação. […]
Capítulo 26 de Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação (Philippi Jr. e Silva Neto, 2011 — 2o lugar, Prêmio Jabuti 2011)

Ver outras Publicações
Registro deste capítulo no Google Scholar
Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Inovação

KERN, V. M.; URIONA M., M.; FREIRE, P. S.; PACHECO, R. C. S. Construção da interdisciplinaridade para a inovação. In: PHILIPPI JR., A.; SILVA NETO, A. J. (Orgs.). Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação. São Paulo: Manole, 2011, p. 743-767.